Compartilhe

Artigos / Destaque principal

[Colunista Especial] Você está preparado para Empreender?

[Colunista Especial] Você está preparado para Empreender?

Muitas pessoas, após anos de trabalho remunerado, quando ocorre a sua ruptura com a sua empresa, resolvem empreender utilizando o dinheiro da rescisão para montar uma pequena empresa/negócio mas, muitas vezes, “quebram” em pouco tempo!

Fato este muito comum e ocorre devido a um detalhe importante: a falta de preparo do aspirante brasileiro a empreendedor. No Brasil, muita gente decide empreender na base da empolgação, mas sem um mínimo de planejamento e conhecimento, o que acaba levando os seus planos a afundarem. Hoje, quem decide empreender tem à disposição uma série de iniciativas e órgãos de apoio, consultorias como a Silmar E Strubbe, agências de fomento e incubadoras capazes de oferecer orientação para os primeiros passos no desafio de empreender.

Existem hoje, no Brasil, quase dezessete milhões (17.000.000) de micro e pequenas empresas. (Fonte: Portal empresometro (maio/16)). Essas pessoas deixaram de ser empregadas e passaram a ser donas do próprio negócio. Mas, por que decidiram empreender? Ou ainda, o que é empreender?

Entendendo o Empreendedorismo

Vejo muitas pessoas comentando que não levam jeito para empreender. Será mesmo? Entendo que, para empreender, duas coisas são importantes: aprendizado e atitude. Se você quer que o seu empreendimento alcance bons resultados, é importante estudar, aprofundar-se e manter-se sempre atualizado em relação às práticas de gestão, liderança, vendas e concorrência.

Ser empreendedor é mais do que uma profissão, é um estilo de vida, trata-se de uma escolha embasada e pautada por comportamentos. Por exemplo: um funcionário que faz mais do que sua obrigação para entregar um serviço de qualidade pode ser considerado um empreendedor.

Empreender, portanto, não é uma característica exclusiva de quem tem um negócio próprio. Empreender nada mais é do que realizar determinadas ações para alcançar um objetivo.

 

Você quer empreender?

Se você está pensando em montar um negócio, saiba que empreendedorismo e imediatismo não combinam. Você precisa planejar suas ações (não confunda fazer planos com planejamento), se empenhar, programar a “virada” e ter paciência para construir e colher os resultados.

Dito de forma mais direta, você terá que se esforçar muito para alcançar as suas metas. Como garantir que haverá energia e disposição para empreender com sucesso? É fundamental se identificar com o negócio que pretende começar. Isso é bem óbvio: se você é apaixonado pelo que faz, tem mais motivação para trabalhar.

Características de um empreendedor

O empreendedor é uma pessoa proativa, alguém que tem iniciativa e “acabativa” (vai até o fim). Por isso, apresenta uma capacidade de liderança incomum e que muitas vezes é um dos maiores ativos da empresa. Essa liderança faz com que os funcionários se tornem, antes de tudo, seguidores dispostos a caminhar junto com o negócio.

Toda empresa pode passar por altos e baixos. Aliás, toda empresa, de fato, passa por altos e baixos. Muitas pessoas comuns desistem ao primeiro sinal de dificuldade, enquanto o empreendedor acredita que o fracasso é só mais uma oportunidade de aprender, melhorar e ir além do que já foi feito e conquistado.

Aspectos a considerar para abrir o próprio negócio

Você, que pensa em abrir um negócio como uma forma de investir aquele dinheiro que está parado e que, assim, a sua empresa crescerá e o investido também aumentará, esqueça garantias de que isso irá acontecer necessariamente. Se você quer empreender abrindo um negócio próprio, saiba que terá de assumir riscos. A boa notícia é que à medida que o seu empreendimento alcança resultados positivos, a incerteza vai diminuindo e as oportunidades crescem (seja em perspectiva, potencial ou retorno financeiro). Cabe lembrar que é possível minimizar os riscos fazendo um bom planejamento, tendo muita organização e controlando bem os seus recursos. Por isso é fundamental garantir que o controle financeiro da empresa esteja sempre em ordem e seja uma prioridade.

Jamais misture as finanças pessoais com as da empresa

Antes de ser um empreendedor, todo mundo é ser humano. E todos nós estamos sujeitos a passar por dificuldades, crises e imprevistos na vida pessoal e profissional. É fundamental que o empreendedor esteja preparado para superar esses momentos sem que precise recorrer ao dinheiro da empresa – afinal as finanças pessoais nunca devem ser misturadas com as da empresa (esse é um erro que custa muito caro!). O melhor caminho é sempre estabelecer com coerência o padrão de vida da família e ter o equivalente a 10 meses de renda mensal guardados para se manter. Uma boa opção para guardar esse dinheiro é a caderneta de poupança, já que possui liquidez imediata e não tem a incidência de taxas e impostos.

 

E aí, se animou para investir no seu próprio negócio e começar a empreender? Para refletir, preste atenção no que diz Henry Ford: “Um negócio que não produz nada além de dinheiro é um negócio pobre”.

OK, sei o que é empreender e suas principais características, mas tenho as COMPETÊNCIAS necessárias para tanto?

Quando falamos em competências, me refiro ao CHA (Conhecimento + Habilidade + Atitude), que são necessárias para gerir e fazer progredir o sonho de ter o meu negócio. Tema este para um próximo artigo.

 

Silmar Strübbe

Diretor Fundador da Silmar E Strübbe Consultoria

Especialista em Gestão de Negócios e Pessoas

www.silmarstrubbe.com.br

contato@silmarstrubbe.com.br

Compartilhe

Este é o perfil oficial da Redação do SuperADM.com.br, responsável por todas as postagens que são feitas em nosso site. Desta forma, em Artigos você encontrará textos escritos exclusivamente para nós, e em Notícias alguns textos interessantes tirados de outros sites.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.Os campos marcados são obrigatórios

Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Lost Password

Register