Compartilhe

Artigos / Destaque principal

[Colunista Especial] Marca pessoal e a busca pelo reconhecimento profissional

[Colunista Especial] Marca pessoal e a busca pelo reconhecimento profissional

Um dos grandes desafios de um profissional durante sua carreira é a busca pelo reconhecimento em sua indústria ou em seu ambiente de trabalho.

O reconhecimento é muitas vezes visto como um fator externo, de forma distante, não dependente do nosso esforço ou da nossa responsabilidade. Afinal, eu estou fazendo a minha parte, trabalhando duro, então eu deveria obter méritos como consequência, certo?

Sim, eu acredito que a maior contribuição para o seu sucesso profissional é a execução, a entrega de resultados e de suas promessas. Na verdade, o cumprimento de promessas é justamente do que se trata o tema que eu escrevo periodicamente: gestão de marca pessoal.

Entretanto, em um mercado cada vez mais competitivo e conectado globalmente, você talvez não queira ser apenas mais um na multidão e ser vulnerável às oscilações das demandas do mercado ou da sua empresa. Ser reconhecido ou ser top of mind em determinado assunto por aqueles que interagem com você, seja em um evento ou no dia a dia, é o que o permite você ter maior controle em sua vida profissional.

Aliás, ter consciência e gerir a sua marca pessoal se torna cada vez mais primordial em um mundo de trabalhadores temporários, de relações profissionais menos hierárquicas, mais fluidas e horizontais. Devemos mudar o pensamento em enxergar a organização/empresa como fornecedor para enxergá-la como facilitador. Ou seja, somos nós os responsáveis por nossa direção e nosso crescimento profissional. E nesse novo horizonte, o que iremos perguntar não é “O que você faz?” e sim ”Quem você é e como você pode colaborar?”.

As empresas já entenderam há alguns anos como se comunicar por meio de suas marcas e se tornar relevante na mente de seus consumidores. Entenderam que com a competição do mercado, definir o seu posicionamento, manter-se de acordo com a sua essência em suas ações e cumprir promessas é o que os diferenciam e os mantêm sólidos.

Aplique essa mesma lógica a si mesmo e você começará a entender como se tornar relevante e conquistar credibilidade por meio de sua marca pessoal.

Comece respondendo a essas perguntas:

Quem você é? Qual experiência você promove a quem interage com você? Qual valor você entrega de forma consistente a seus colegas? Qual área de conhecimento você domina e de que forma você a divulga e ajuda outras pessoas? Como você espera que as pessoas se lembrem de você? Qual a primeira palavra que você espera que as pessoas tenham em mente quando pensam em você? Qual a sua história? Por que você faz o que faz?

A autoconsciência é o primeiro passo para a mudança rumo a outro patamar seja ele pessoal ou profissional. Assim como é importante não colocar expectativas no outro aquilo que depende apenas de nós mesmos. Invista em sua marca pessoal e caminhe rumo à solidez e à relevância em seu mercado de atuação.

Compartilhe

Este é o perfil oficial da Redação do SuperADM.com.br, responsável por todas as postagens que são feitas em nosso site. Desta forma, em Artigos você encontrará textos escritos exclusivamente para nós, e em Notícias alguns textos interessantes tirados de outros sites.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.Os campos marcados são obrigatórios

Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Lost Password

Register